Pisos esportivos: base asfáltica e de concreto para quadras

Base asfáltica em quadras esportivas
Base asfáltica em quadras esportivas
16 de abril de 2020
Pisos esportivos: base e concreto para quadras

Pisos esportivos: base asfáltica e de concreto para quadras

A escolha do tipo de piso esportivo ideal impacta diretamente no desempenho dos atletas e na qualidade do jogo.

Entre os tipos de pisos mais comuns, destacamos a base asfáltica e a base de concreto para quadras esportivas. Ambos são amplamente utilizados, porém cada um tem uma aplicação própria, que se encaixa melhor nas modalidades esportivas. Neste post, iremos falar sobre as vantagens e desvantagens destes pisos esportivos.

 

Pisos esportivos de base asfáltica

Os pisos esportivos de base asfáltica são considerados uma boa opção para diferentes tipos de quadras. As quadras de tênis denominadas “rápidas” são amplamente executadas com estrutura de base asfáltica. Além disso, quadras poliesportivas e recreativas, com modalidades que incluem futsal, vôlei, basquete, handebol, entre outros, são feitas sobre bases de asfalto também.

As quadras que usam esse material têm revestimento acrílico, por este motivo, são resistentes à diferentes temperaturas e intempéries. Ainda, apresentam uma característica importante de ser monolítico (sem juntas de dilatação).

Vantagens

  • Maior conforto para o atleta
  • Maior absorção de impacto
  • Secagem rápida após a chuva
  • Textura antiderrapante
  • Manutenção simples
  • Excelente quique de bola

Limitações

Recomendável apenas para uso esportivo, na modalidade que é destinada e com solados adequados (baixa resistência a pesos concentrados no piso – exemplo: apoio de mesas e cadeiras).

Pisos esportivos: base e concreto para quadras

Base de concreto em quadras esportivas

Trata-se de um piso multiuso, com característica rígida. Além de ser destinado às práticas esportivas com bola, também pode receber eventos diversos.

Geralmente sua instalação é feita em concreto usinado. No entanto, é um piso de flexibilidade nula. Sendo assim, necessita ter juntas de dilatação para que não surjam trincas ao longo do tempo.

Como revestimento são utilizados os de resina acrílica (como na base asfáltica), poliuretano ou epóxi para uma textura mais lisa. No entanto, para esses revestimentos mais lisos, sugere-se a utilização em pisos internos, para que não molhem e se tornem escorregadios, influenciando diretamente na segurança do atleta.

Vantagens

  • Alta resistência
  • Multifuncional
  • Possibilidade de realização de eventos não esportivos sobre o piso
  • Limitações
  • Piso rígido, sem flexibilidade
  • Manutenção mais difícil

Quais os cuidados com meus pisos esportivos?

Agora que você já conhece quais são as diferenças dos pisos esportivos, há alguns cuidados que devem ser tomados. A pintura, por exemplo, é algo que necessita ser feita com certa frequência. O recomendado é que ela seja realizada a cada três a quatro anos, dependendo da intensidade de uso da quadra.

Além disso, a fim de prolongar a vida útil do piso, é indicado utilizar sapatos de solado flexíveis para prática de esportes. Também se deve evitar objetos pontiagudos ou equipamentos muito pesados. Afinal, eles podem causar danos ao seu piso. Por fim, lembre-se de evitar plantas muito próximas à sua quadra, evitando que as raízes penetrem e danifiquem sua estrutura.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários!

Os comentários estão encerrados.