Manutenção de quadras esportivas: quando fazer?

impermeabilização de patrimônio
A impermeabilização na proteção do patrimônio
12 de março de 2020
Base asfáltica em quadras esportivas
Base asfáltica em quadras esportivas
16 de abril de 2020
cabeçalho

Manutenção de quadras esportivas: quando fazer?

    A manutenção de quadras esportivas é indispensável para a prática de esportes. Assim, é possível que elas estejam sempre de acordo com os padrões e normas exigidas nas diferentes modalidades. Ademais, o investimento na manutenção traz vantagens tanto para os praticantes como também para os donos dos locais, que podem fidelizar clientes.

    Cada vez mais clubes, condomínios e ambientes de convívio social tem trazido para suas estruturas as quadras esportivas. Elas são uma excelente forma de atrair frequentadores e também para o entretenimento de moradores. Porém, devem estar sempre em boas condições de uso. Nesse post, iremos falar sobre a importância da manutenção de quadras esportivas e quais são as formas de fazê-la.

Importância da manutenção de quadras esportivas

    Realizar a manutenção de quadras esportivas influencia a performance de todos os praticantes. Isso quer dizer que, caso não seja feita de forma periódica, ela poderá causar acidentes sérios com os usuários deste espaço. Além disso, a manutenção pode prolongar a sua durabilidade.

    Quando as quadras esportivas recebem cuidados de forma frequente, sua tinta (revestimento de acabamento) e a sua estrutura perduram por muito mais tempo. Outro motivo para que a manutenção seja tão importante é o fato de que, com a ajuda de profissionais  e produtos adequados, os reparos são feitos da maneira correta e a ação do tempo se torna imperceptível.

    A manutenção de quadras esportivas deve ser feita independentemente de qual seja a modalidade. Entre elas, destacamos as poliesportivas, tênis, vôlei, basquete e muitas outras. No entanto, cada uma delas exige o uso de produtos específicos. Por isso, é essencial contar com uma empresa especializada no assunto.

Manutenção de Quadras Esportivas

Manutenção preditiva, preventiva e corretiva

    Antes de fazer a manutenção de quadras esportivas, é imprescindível saber em quais formatos ela existe. Assim, não acontecem erros sobre qual a melhor a ser aplicada naquele momento e local específico. De forma geral, a manutenção se divide entre “planejada” e “não planejada”.

    Dentro da manutenção planejada, nós podemos encontrar outras três classificações: preditiva, preventiva e corretiva.

A manutenção de quadras esportivas preditiva, trata da previsão e acompanhamento das condições da quadra esportiva através de inspeções visuais para saber se o seu funcionamento está correto.

Já a manutenção preventiva é o ato de prevenir contra a degradação ou danos na estrutura do piso das quadras esportivas. Sendo assim, ela é uma intervenção prevista, preparada e programada ao surgimento de um problema no piso. Ela inclui possíveis reparos e tratamentos pontuais,revisões e  repintura simples.

    Por fim, há a manutenção corretiva. Como seu próprio nome sugere, ela serve para corrigir falhas que já aconteceram. Entre todas as formas de manutenção, essa é a que gera mais gastos ao gestor de quadras esportivas. Pois, uma vez que o dano já ocorreu, é preciso desembolsar muito mais do que apenas fazendo pequenas revisões. Por isso, é primordial dar atenção às primeiras duas formas de manutenção.

Para continuar recebendo dicas e novidades sobre tecnologia em superfícies, basta acompanhar as postagens de nosso blog!

Os comentários estão encerrados.