A impermeabilização na proteção do patrimônio

cabeçalho
Manutenção de quadras esportivas: quando fazer?
14 de abril de 2020
impermeabilização de patrimônio

A impermeabilização na proteção do patrimônio

Os sistemas de impermeabilização são elementos essenciais para garantir a vida útil de edificações. Isso porque a frequente exposição em ambientes externos, como as intempéries, criam agentes de degradação que agem de forma rápida. Por esse motivo, prevenir contra problemas futuros é o meio mais correto para manter o seu patrimônio.

    Caso não seja feita a correta impermeabilização  nas estruturas dos imóveis, o investimento em serviços de manutenção são muito maiores. De acordo com Jorge dos Santos, formado em engenharia civil, “o custo para a correção é maior do que o custo aplicado no caso de prevenção”. Por isso, no post de hoje iremos falar sobre como a impermeabilização auxilia a proteger patrimônios e qual o seu custo-benefício em uma obra.

Por que devo fazer a impermeabilização de edificações?

A impermeabilização é utilizada em praticamente todas as formas de construção, inclusive para as fundações e no subsolo. Isso porque o uso de impermeabilizantes permite a maior durabilidade das edificações, além de evitar problemas sérios como a infiltração e danos na estrutura.

    A principal função da impermeabilização do patrimônio está em prevenir dos prejuízos irreversíveis do contato com a água. Assim, não há o risco de proliferar fungos e bactérias em ambientes, que causam complicações à saúde de moradores. Por isso, a sua aplicação é essencial seja em construções residenciais, comerciais e até mesmo urbanas, como pontes, túneis, entre outros.

A impermeabilização na proteção do patrimônio

Impermeabilizar é uma das principais etapas de uma construção. Isso porque é a forma mais eficiente de fazer com que moradores tenham conforto e segurança. Caso não seja bem executada causa a umidade de paredes, bolhas na pintura, infiltrações próximas aos ralos e até mesmo goteiras. Sendo assim, pode chegar à medidas extremas que resultam na inutilização de cômodos inteiros e no comprometimento de estruturas.

O custo-benefício de impermeabilizar

Os custos e os prazos de entrega são dois elementos primordiais em uma obra. Por isso, é de suma importância pensar em quais os procedimentos e os materiais que serão aplicados. De acordo com o IBI _ Instituo Brasileiro de Impermeabilização, impermeabilizar estruturas custa em média 2% dos gastos totais em projetos de construção civil.

Isso significa que, entre todos os itens que incluem uma obra, tais como pintura (10% dos custos), elevador (10%), fundação (12%), alvenaria (17%), revestimento (22%) e estrutura (26%), a impermeabilização é o mais econômico. Contudo, mesmo sabendo desses dados, muitas pessoas a deixam de lado no momento de planejar imóveis e outras obras de construção civil.

    A principal razão para que as pessoas não optem por fazer a impermeabilização de patrimônios é o desconhecimento sobre a contenção de gastos que ela promove. Caso ela seja feita somente depois da constatação de infiltração, o seu custo pode atingir até 15% do valor de uma obra. Sendo assim, a melhor opção é incluí-lo logo no início de seu projeto, de forma a acompanhar toda a construção.

    Para continuar recebendo dicas e novidades sobre tecnologia em superfícies, basta acompanhar as postagens feitas em nosso blog!

Os comentários estão encerrados.